8 dicas de como ser um bom gestor de vendas

Confira neste artigo as oito principais dicas e características de um bom gestor, não só, mas, principalmente, em vendas! Aprenda a liderar o seu time de forma assertiva para aumentar a sua produtividade e, consequentemente, vender e faturar mais!
Não quer ler? Você também pode ouvir o post aqui abaixo
Getting your Trinity Audio player ready...

Ser um bom gestor é crucial para o sucesso e a eficácia de qualquer time, não somente, mas, principalmente, de vendas. Isso requer uma variedade de soft skills e qualidades, incluindo forte comunicação, liderança e inteligência emocional, bem como adaptabilidade e capacidade de tomar decisões sólidas.

O sucesso do time de vendas é reflexo do trabalho de um bom gestor. Apesar do head comercial ser responsável por comandar a área, prestar contas, gerar receita e tomar decisões importantes, o relacionamento com seus liderados é a chave do sucesso da equipe.

Números são importantes, mas saber se relacionar com o time é melhor ainda. Ter um ambiente saudável, motivado e engajado é sinônimo de vestir a camisa da empresa com excelência e gerar bons resultados.

Para te ajudar a ser um líder melhor, trouxemos neste artigo as oito características de como ser um bom gestor. Aqui você vai entender a importância de gerir a sua equipe de forma assertiva e conferir as oito principais dicas para fazer isso.

Boa leitura!

Importância de ser um bom gestor

Muito além de elaborar e acompanhar o batimento das metas, implementar melhorias e fazer treinamentos, um bom gestor gestor é o responsável pelo reflexo comportamental da equipe, ou seja, ele deve ser um exemplo a ser seguido!

Além disso, ele é o pilar mais forte do time e precisa ter calma e saber se posicionar de forma assertiva quando ocorrer algum problema ou quando os resultados esperados não estiverem sendo obtidos.

Algumas das principais razões pelas quais é importante ser um bom gestor incluem:

  • Dar um exemplo positivo: um bom gestor lidera pelo exemplo, definindo o tom e a cultura do seu time. Eles demonstram os valores a serem seguidos e os comportamentos esperados e servem como um modelo para os outros seguirem;
  • Construir confiança e promover um ambiente de trabalho positivo: um bom gestor é capaz de criar um ambiente de trabalho positivo e de apoio, onde os membros da equipe se sentem valorizados e confortáveis. Isso ajuda a construir confiança e a promover um senso de colaboração que aumenta consideravelmente a produtividade;
  • Apoiar o desenvolvimento e o crescimento da equipe: um bom gestor é capaz de apoiar o desenvolvimento e o crescimento dos membros da sua equipe, fornecendo orientação e suporte conforme necessário e ajudando-os a alcançar seu potencial máximo;
  • Liderar e orientar o time: um bom gestor é capaz de liderar e orientar a sua equipe em direção a um objetivo compartilhado, estabelecendo expectativas e metas claras e garantindo que as tarefas sejam concluídas de forma eficiente e eficaz;
  • Tomar decisões sólidas: um bom gestor é capaz de tomar decisões bem pensadas, ponderando os prós e contras de diferentes perspectivas e considerando o seu impacto na equipe e na empresa como um todo.

8 dicas para ser um bom gestor de vendas

Ser um bom gestor envolve uma variedade de habilidades e qualidades.

De forma geral, algumas características importantes para se concentrar são:

  • Comunicação: um bom gestor deve transmitir informações e expectativas para a sua equipe de forma clara e acionável;
  • Liderança: um bom gestor precisa liderar e inspirar a sua equipe, dando um exemplo positivo e orientando-os a um objetivo compartilhado;
  • Planejamento e organização: um bom gestor deve desenvolver e implementar bons planos, estabelecendo metas e prioridades claras e garantindo que as tarefas sejam concluídas com eficiência;
  • Inteligência emocional: um bom gestor precisa reconhecer e entender as emoções da sua equipe e usar isso para construir confiança e promover um ambiente de trabalho positivo;
  • Adaptabilidade: um bom gestor deve se adaptar às circunstâncias em mudança e ajustar a sua abordagem conforme necessário;
  • Equidade e imparcialidade: um bom gestor deve ser justo e objetivo, tratando todos os membros da equipe igualmente e evitando favoritismos;
  • Tomada de decisão: um bom gestor deve tomar decisões sólidas, pensando nos prós e contras e considerando o seu impacto na empresa.

 

Existem muitas outras habilidades e qualidades que contribuem para ser um bom gestor, e os requisitos específicos dependerão do papel e do nicho de mercado da organização.

Tratando especificamente da área de vendas, principalmente das vendas B2B, as oito principais dicas para ser um bom gestor são:

#1 Não seja o gestor das comparações!

Cada profissional é um indivíduo diferente e possui alguns pontos fortes e outros a serem trabalhados para melhorar.

Não seja o tipo de gestor que fica constantemente comparando os vendedores do seu time. Isso apenas alimentará a rivalidade entre eles e mostrará uma certa preferência por um profissional em detrimento do outro, o que gera um senso de desvalorização e favoritismo.

Além de fomentar a discórdia, você estará separando o time de vendas, destruindo a cultura e queimando a sua imagem de gestor.

As situações que ocorrem com cada colaborador precisam ser tratadas e resolvidas de forma individual. Ao invés de comparar, invista em treinamentos, role plays, reuniões 1:1 e outros métodos personalizados que valorizem cada colaborador de maneira específica. Garantimos que isso será muito mais efetivo quando se trata de resultados.

#2 Tenha uma comunicação assertiva!

Da mesma forma que a construção de um bom relacionamento durante o processo de vendas com o cliente é extremamente necessária, essa boa comunicação também é importantíssima com o time de vendas.

Um bom gestor precisa entender as demandas administrativas e saber passá-las para a sua equipe de forma clara e concisa.

Toda comunicação, por mais simples que seja, precisa ter um tom amigável e claro, pois é importante que todos entendam e saibam o que fazer. Isso garante que não haja falhas e atritos durante a conversa, além de evitar 

Você já ouviu falar em social selling? Essa técnica é extremamente importante não apenas para fazer vendas consultivas, mas também para se comunicar de forma clara e social. Baixe este material e comece a colocar essa técnica em prática tanto com os seus clientes quanto com os seus liderados.

#3 Conquiste (não imponha) o respeito!

Alguns gestores acham que, quando eles se impõem, ganham o respeito do time de vendas. Muito pelo contrário: a imposição é sinônimo de autoritarismo e não de liderança baseada em respeito e confiança.

Quando um novo gestor entra para uma área que nunca trabalhou, é nítido que os colaboradores daquele setor não o respeitam, pois ele ainda não entende sobre aquele serviço. Por isso, quando for assumir um novo desafio como gestor, saiba que você precisa entender igual ou mais sobre vendas do que os seus liderados e deixar bem claro para eles que vocês estão no mesmo barco.

Não busque impor respeito usando a hierarquia, mostre que você está ali porque conhece bem os processos envolvidos e sabe como lidar com as adversidades, além de se mostrar disponível para ouvi-los e receber e dar feedbacks construtivos.

#4 Trabalhe a sua empatia!

Um bom gestor de vendas conhece muito bem cada vendedor do time. Ele conhece os seus pontos fortes, o que precisam melhorar, o que gostam de fazer, se têm filhos, animais de estimação, se fazem atividade física, entre muitas outras coisas. Isso porque ele faz questão de estar próximo de cada membro do time.

A empatia é a maior característica de um bom gestor de vendas. Se você se considera empático, saiba que você já está na frente de outros profissionais do cargo. Ter empatia é sobre saber conversar e lidar com as pessoas, compreendê-las e ajudá-las a melhorar cada vez mais.

Separar a equipe entre os vendedores muito bons e os medianos não trará nada de positivo para o seu time de vendas. Você precisa achar o equilíbrio entre os colaboradores e transformar o lugar em um ótimo ambiente para se trabalhar. 

#5 Foque na satisfação do cliente!

Quando você realiza treinamentos constantes com o seu time de vendas e busca sanar as dores dos seus clientes, você entende que não é apenas sobre atingir metas, mas sim sobre dar resultados e boas soluções aos clientes.

Um vendedor qualificado oferece o melhor atendimento e acompanhamento ao lead, que tem satisfação em fechar negócio com a empresa. Ele precisa saber e sentir que o vendedor se importa com os seus resultados e quer realmente ajudá-lo a conquistar seus sonhos e acabar com suas dores.

O treinamento de vendas é extremamente importante para a qualificação profissional do seu time, ajudando no aumento do nível de satisfação do cliente. Por isso, todo bom gestor de vendas precisa investir bastante em capacitações e ter como foco de todas as suas decisões o aumento do sucesso do cliente.

#6 Seja organizado!

Se você, como gestor, não mostra que sabe o que vai fazer naquele dia ou naquela semana, como você espera que os seus liderados façam isso por você?!

Uma boa organização e um bom planejamento te ajudam a saber exatamente o que está por vir, o que precisa alcançar e o que precisa ser feito para cumprir todas as metas definidas.

Você tem duas opções: ou você faz esse planejamento sozinho ou você reúne o seu time e deixa com que eles também estejam por dentro do que está acontecendo, opinem e tomem decisões – o que é mais indicado.

Uma ótima técnica utilizada para planejar processos e implementar melhorias é o Ciclo PDCA. Já ouviu falar nesse método? Clique aqui e saiba mais.

#7 Aumente as vendas progressivamente!

Como gestor, se as vendas do seu time estão aumentando, significa que você está caminhando na direção certa. Se isso acontecer, entenda de onde vem esse sucesso, melhore-o e continue aplicando para continuar crescendo.

Caso as vendas não estejam da maneira esperada, converse com o time e tente entender onde estão errando, no que podem melhorar, o que podem mudar e quais são os principais pontos a serem alinhados.

Não adianta querer dobrar as suas vendas de uma hora para a outra. Isso deve ocorrer de maneira progressiva e levando em consideração as dificuldades e necessidades de cada um dos vendedores. Você, como um bom gestor, deve ser responsável por comandar esse processo!

#8 Estude, estude e estude!

O conhecimento é a única coisa que não podem tirar de você e da sua equipe. Por isso, busque estudar e se manter sempre atualizado de tudo que está acontecendo no mercado.

O mundo das vendas muda constantemente e, se você não se mantém atualizado como gestor e não busca atualizar e qualificar a sua equipe, outra empresa fará isso e sairá na sua frente.

É importante que um bom gestor esteja sempre procurando novos conhecimentos. Ele deve buscar maneiras de melhorar as suas habilidades e competências, seja através da educação formal ou através da aprendizagem e desenvolvimento no próprio trabalho. Isso pode ajudá-lo a liderar melhor e a apoiar sua equipe, sendo mais eficaz em seu papel.

Conclusão

Agora que você já entendeu as principais dicas para ser um bom gestor, está esperando o que para começar a agir?!

Faça uma autoanálise, entenda seus pontos fortes e explore-os, mas foque ainda mais nos seus pontos fracos e de melhoria.

Ter um bom gestor é essencial para qualquer time de vendas que deseja vender e faturar mais. É claro que isso também depende dos vendedores, mas ter um líder que entende o cenário e sabe como lidar da melhor forma com eles é o diferencial que vai fazer a sua empresa deslanchar no mercado de trabalho.

Por isso, coloque a mão na massa e busque sempre melhorar a sua gestão! Garantimos que isso irá aumentar e muito a produtividade do seu time.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, até a próxima leitura!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Os principais erros ao implementar um CRM e como evitá-los

Implementar um CRM pode transformar a gestão de vendas e a experiência do cliente. No entanto, muitos negócios cometem falhas comuns que podem comprometer esses benefícios. Confira quais são os principais erros ao implementar essa ferramenta e veja como evitá-los, garantindo uma adoção bem-sucedida e eficaz do sistema.