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Se você trabalha com vendas B2B, temos certeza de que já teve aquela frustrante sensação de estar fazendo o seu máximo, mas, ainda assim, não conseguir enxergar bons resultados.
Afinal, se você tem um nicho muito amplo e tenta vender para todo mundo, não tem por que não conseguir fechar muitas vendas, certo?!
Resposta errada!
Se você concordou com a afirmação acima, temos uma notícia não tão boa para te dar: esse pode ser o principal motivo pelo qual, por mais que se esforce bastante, você não consiga obter bons resultados comerciais.
A boa notícia, porém, é que você não está sozinho nessa: muitas empresas passam por isso, e nós estamos aqui para te ajudar!
Era exatamente isso o que acontecia com a Edliene Rocha – Gestora de Contas da Veel Trade – e, com a ajuda da Growth Machine, ela conseguiu superar esses desafios, focando nos clientes certos e triplicando o seu número mensal de reuniões qualificadas.
Quer entender como isso aconteceu?
Boa leitura!
Quem é a Veel Trade?
A Veel Trade é uma empresa especializada em soluções integradas de Comércio Exterior e Logística que atua no mercado desde 2006 com o objetivo de oferecer serviços de forma concisa, inteligente, ágil e diferenciada em toda a cadeia internacional de suprimentos.
Inicialmente, a empresa surgiu como Sociedade Catarinense, focada no mercado de metais devido ao seu know-how nesse segmento. Com o tempo, foram expandindo sua expertise em processos de importação e exportação, ampliando sua atuação para outros mercados. Essa expansão resultou na necessidade de renovar e atualizar sua marca, dando origem à Veel Trade.
O nome “Veel” vem do holandês e significa “muito”. No entanto, o conceito vai muito além de apenas “muito do mesmo”. Pelo contrário: a Veel Trade traz MUITO a agregar ao negócio dos seus clientes, oferecendo soluções customizadas e inovadoras que vão além dos serviços tradicionais de importação e exportação.
Além do transporte internacional de mercadorias, a empresa também oferece serviços de Business Process Outsourcing (BPO), consultoria, estudo de viabilidade e door-to-door, entre outros.
A principal missão da Veel Trade é oferecer serviços estratégicos de Comércio Exterior com integração digital, buscando reduções significativas nos custos e recursos logísticos.
Dessa forma, não é à toa que contam com a Edliene como sua Gestora de Contas. Ela iniciou sua carreira comercial como vendedora e não parou nunca mais!
Maiores desafios da Veel Trade
De acordo com a Edliene, a venda de serviços de benefícios fiscais é bastante complicada. Isso porque as pessoas entendem apenas a obrigatoriedade de pagar os impostos, deixando de lado os benefícios e exceções dos quais podem usufruir para diminuir essa carga tributária.
Dessa forma, é um assunto conhecido por poucas pessoas, e a maioria delas não sabe da possibilidade ou, até mesmo, da necessidade desse serviço, principalmente no processo de importação.
Nesse cenário, com uma baixa geração de demanda a cada mês, a principal estratégia adotada pela Veel Trade era tentar vender para toda e qualquer pessoa, não definindo um nicho de mercado específico e um perfil de cliente ideal.
Por mais que, em um primeiro momento, isso possa parecer uma boa saída, eles perceberam que estavam obtendo o efeito contrário: não conseguiam marcar nenhuma reunião e, quando conseguiam, o lead não era qualificado.
Esse era o principal desafio enfrentado pela Veel Trade. Presa nesse ciclo, o que faltava para a Edliene era entender que o que diferencia um vendedor ineficiente a de um vendedor que bate metas é vender para as pessoas ideais.
Como foi o momento de decidir pela Growth Machine?
O benefício fiscal era um produto novo na Veel Trade e, assim que conheceu a Growth Machine, a Edliene soube que era disto que ela precisava para superar seus desafios: implementar um processo de prospecção outbound.
Por ser um tipo de venda com o qual ela nunca tinha trabalhado, ela não imaginava que marcar uma reunião qualificada com poderia ser algo tão difícil. Entretanto, com a ajuda da Growth Machine, tudo se tornaria mais fácil.
De acordo com ela, quando você está na frente do cliente, é fácil explicar os seus benefícios, falar sobre a sua empresa, apresentar uma proposta comercial e entender suas dores. A parte mais difícil era justamente chegar ao decisor, principalmente em um nicho como o da Veel Trade, no qual existem muitos tabus e pouca consciência.
Dessa forma, seu principal objetivo ao procurar a ajuda da Growth Machine era aprender a encontrar as pessoas certas e ter a chance de conversar com elas para, pelo menos, dar início ao processo de vendas.
Como a Veel Trade não tinha uma área de vendas e pré-vendas bem estruturada, a Edliene topou esse desafio e, com muito treinamento, testes e aprendizado, foi entendendo os pontos que precisavam ser organizados para os novos funcionários que chegariam para assumir essas posições na empresa.
Desse modo, ela percebeu que era melhor parar, “arrumar a casa”, fazer com que tudo rodasse e se alinhasse corretamente do que deixar da forma como estava e usar novas capacidades de forma ineficiente.
Ela destaca que um ponto importante que aumentou a sua confiança na Growth Machine foi o suporte personalizado que damos para os nossos clientes, contando com toda uma equipe para ajudar no que puder e para colocar o cliente no topo!
Sob a ótica dos resultados
Sem dúvidas, fechar um contrato por indicação é mais fácil do que prospectar do zero e se apresentar para um cliente que nunca ouviu falar da sua empresa ou do que você faz.
Dessa forma, por mais que seja um canal de vendas mais simples e assertivo, depender apenas de indicações para vender é instável, imprevisível e não se sustenta a longo prazo.
Assim, além de entender que a Veel Trade precisava sair dessa situação, a Edliene destaca que prospectar do zero para fechar contratos é satisfatório. Para ela, saber que você conseguiu chegar em alguém novo, gerar valor e ajudar o lead a perceber e superar a sua dor não tem preço.
Com a ajuda da Growth Machine, esse cenário deixou de ser um sonho para se tornar uma realidade no contexto da Veel Trade.
Sem os processos certos e as ferramentas adequadas, a Edliene digitava e-mail por e-mail e, com pouquíssimo tempo da implementação da sua máquina de vendas, ela já pôde perceber resultados e obter o retorno que ela tanto queria.
Sem a ajuda da Growth Machine, ela precisava prospectar de 20 a 30 pessoas para conseguir agendar 1 reunião e, atualmente, com apenas 5 ou 6 contatos, ela já consegue fazer isso e de forma muito mais qualificada. Isso permitiu que, em pouco tempo, a Veel Trade triplicasse os seus agendamentos.
Dessa forma, com a ajuda da Growth Machine, a empresa conseguiu:
- Definir o seu perfil de cliente ideal;
- Estabelecer o seu nicho de mercado;
- Construir um processo de prospecção outbound do zero;
- Obter leads mais qualificados;
- Aumentar a sua taxa de conversão;
- Reduzir o seu Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
- Aumentar a produtividade comercial;
- Depender menos de indicações;
- Construir um time de closers e SDRs para escalar a operação;
E muito mais!
Conclusão
Afinal, que lição podemos tirar do caso da Edliene e da Veel Trade?
Não adianta, quanto mais pessoas desqualificadas você contatar, maior será o seu desperdício de tempo, oportunidade, dinheiro e energia!
Dessa forma, não adianta vender para todo mundo: a sua maior chance de conversão não está na quantidade de pessoas que você prospecta, mas sim na qualidade dos clientes que você encontra.
É esse o pote de ouro presente no final do arco-íris!
Se, assim como a Edliene, você também sente que a sua empresa precisa tornar o processo comercial mais assertivo para escalar e acelerar as suas vendas, estamos aqui para te ajudar!
A Growth Machine é a maior consultoria e aceleradora de vendas B2B do Brasil! Já ajudamos mais de 4.000 empresas a agregar mais de R$1,7 bilhão em novas receitas.
Incrível, não é mesmo?!
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Ah, mas só vale se você fatura mais de R$600 mil por ano e tem mais de 6 funcionários, ok?!
Obrigado por nos acompanhar e até a próxima leitura!