Não quer ler? Você também pode ouvir o post aqui abaixo
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Você já ouviu falar em Rodrigo Noll e na Base Viral? Provavelmente, sim.
Imagine o seguinte cenário:
Você, como founder de uma empresa em fase de crescimento, percebe que, por mais que consiga vender de forma razoável, o seu processo de vendas ainda depende muito de você e os seus resultados, a cada mês, são muito variáveis.
Esse é um cenário enfrentado por muitas empresas brasileiras, principalmente quando se trata de vendas B2B.
Infelizmente, ainda é bastante comum que o comercial funcione de forma desregrada e sem sistematização, o que, por mais que possa gerar bons resultados, não é capaz de se sustentar a longo prazo.
A boa notícia, porém, é que, se você sente que está passando por isso ou possui essa dificuldade, estamos aqui para te ajudar!
Neste artigo, vamos te mostrar como a Growth Machine ajudou o Rodrigo Noll e a Base Viral a estruturar um processo eficaz de prospecção e qualificação de clientes e, em poucos meses, sair de um faturamento mensal de R$80 mil para R$500 mil.
Boa leitura!
Quem são Rodrigo Noll e a Base Viral?
Rodrigo Noll é nada mais nada menos que o maior especialista do Brasil em marketing e vendas por indicação.
Além disso, ele é fundador da Base Viral – primeira empresa do país especializada na criação de programas de indicação.
Entretanto, você deve estar se perguntando: “o que são programas de indicação?”
Basicamente, são estratégias que utilizam apenas os leads ou clientes atuais de uma empresa para gerar mais vendas e novas oportunidades, sem precisar de afiliados, investir pesadamente em anúncios ou dar descontos.
Isso também é conhecido como member get member e, de acordo com Noll, é um novo canal de aquisição que as empresas no Brasil e no mundo ainda não estão utilizando.
Para ele, as organizações que ainda não utilizam o marketing de indicação estão “deixando dinheiro na mesa”.
Isso porque, em um cenário no qual o custo por lead está mais alto, a entrega orgânica nas redes sociais está menor, o número de fake news cresce a cada dia e a concorrência está cada vez mais acirrada, é impossível que uma empresa cresça sem utilizar as indicações, já que fica cada vez mais difícil saber em quem confiar.
De acordo com Noll, o maior sonho da Base Viral é que todas as empresas do Brasil conheçam essa estratégia e possam utilizá-la, uma vez que ela não requer muitos investimentos e se mostra cada vez mais eficaz.
Maiores desafios da Base Viral
O produto carro-chefe da Base Viral é uma consultoria de alto ticket médio. Dessa forma, a empresa tinha que lidar com vendas bastante complexas e, sem um processo outbound bem estruturado, isso se mostrava cada vez mais difícil.
De acordo com Noll, até então, era ele o único responsável por prospectar e vender. Isso gerava um setor comercial 100% dependente dele que, certamente, significava um problema gigantesco para o seu papel estratégico de founder e inviabilizava a obtenção de resultados contínuos.
Além disso, outro grande problema era que, por falta de tempo e capacity, ele não reparava no que fazia e nas outras necessidades da empresa, não conseguindo obter bons resultados em nenhuma das duas pontas.
Mesmo quando conseguiu contratar novos vendedores e passar incansavelmente os seus conhecimentos para eles por meio de treinamentos, Noll percebeu que ainda havia um problema. O estalo para isso foi justamente a percepção da enorme variabilidade de resultados a cada mês.
Desse modo, a Base Viral chegou à conclusão de que era inevitável contar com ajuda externa se quisesse obter mais previsibilidade na prospecção e na qualificação de leads para ter resultados mais estáveis.
Foi justamente nesse momento que entrou em cena a Growth Machine.
Como foi o momento de decidir pela Growth Machine
De acordo com Noll, entre as diversas opções disponíveis no mercado, o que mais chamou a sua atenção para a Growth Machine foi o fato de sermos a empresa mais moderna e atualizada do mercado.
Isso significa que, facilmente, ele percebia que possuímos os melhores modelos de produto, entrega e lançamentos do mercado.
Esse contato, na verdade, já vinha de um histórico de networking e conexões em comum com o nosso CEO e founder Thiago Reis em eventos e conteúdos para as redes sociais, como o Instagram e o LinkedIn.
Noll menciona que, quando o Thiago Reis fala, ele é capaz de “tocar na ferida”. Desse modo, para ele a para a Base Viral, não houve dúvidas de que a Growth Machine era a empresa mais capacitada do mercado, com o maior conhecimento e autoridade em vendas B2B.
Sob a ótica dos resultados
Ao iniciar o projeto de aceleração focado em pré-vendas – até então, a Base Viral acreditava que não precisava de SDRs e que os vendedores deveriam prospectar, qualificar e vender – Noll destaca que os resultados foram imediatos, o que foi essencial para motivar e engajar ainda mais a equipe.
Não é à toa que, em apenas 2-3 meses, o faturamento mensal da Base Viral subiu de R$80 mil para R$350 mil mensais, podendo chegar, seguindo os mesmos processos e estruturas e de forma fácil e consistente, a R$500 mil.
Além disso, nesse mesmo tempo, o ticket médio subiu de R$15 mil para R$50 mil, também com possibilidade de aumento à medida que o processo comercial se tornava mais funcional.
Você deve estar se perguntando: “como foi possível alcançar, em tão pouco tempo, um resultado tão expressivo?”
De forma resumida, a escalada da Base Viral se deu através das seguintes estratégias:
- Estruturação de um processo interno de vendas, com foco principal na prospecção e na qualificação;
- Organização da gestão comercial em pipedrive;
- Criação e estruturação de scripts de vendas;
- Contratação de novos talentos – principalmente SDRs – com o entendimento do perfil de colaborador que a empresa precisava;
- Investimento em marketing de conteúdo, com uma maior presença da Base Viral em diferentes canais;
- Implementação e integração de novas ferramentas;
Por meio de tudo isso e muito mais do que a Growth Machine proporciona, Noll destaca que, em pouquíssimo tempo, ele havia transferido não só o processo de vendas para os vendedores, mas também a geração de leads.
Por mais que ele ainda faça parte do comercial, ele diz que, atualmente, pode passar um mês sem vender que a operação não para, o que, além de benefícios profissionais, proporcionou uma melhora na sua qualidade de vida.
Com o processo melhorando e escalando a cada mês, Noll ressalta que, se pudesse dar uma dica para o seu eu do passado, seria ter feito esse investimento mais cedo.
Por mais que a Base Viral apresente uma boa curva de crescimento, com um trabalho como o proporcionado pela Growth Machine realizado anteriormente, ela seria muito maior hoje em dia.
Dessa forma, se você tem viabilidade e caixa para fazer o investimento, reduza a ansiedade, perca o medo e vá com tudo – nas palavras do próprio Noll!
Conclusão
Inspirador, não é mesmo?!
Fica a reflexão para você pensar sobre o que falta para você alavancar o seu negócio e conseguir os resultados que sempre sonhou.
Esperamos que, com a história do Noll e da Base Viral, você consiga olhar para a sua própria empresa e perceber que, por mais que, muitas vezes, as coisas pareçam perdidas, você não está sozinho nesse barco e sempre há salvação.
No vídeo abaixo, você pode conferir mais sobre como a Growth Machine ajudou a mudar essa mentalidade na Base Viral e revolucionar os seus resultados:
E você?! Gostou da história de sucesso do Noll e da Base Viral?
Se, assim como eles, você sente que a sua empresa também chegou ao momento de escalar e acelerar as suas vendas, estamos aqui para te ajudar!
Muito mais do que uma consultoria, a Growth Machine é a maior aceleradora de vendas B2B do Brasil! Já ajudamos mais de 4.000 empresas a agregar mais de R$1,7 bilhão em novas receitas!
Se, assim como o Noll, você deseja chegar ao topo e se tornar o nosso próximo case de sucesso, clique aqui ou no botão abaixo e receba um diagnóstico gratuito de um dos nossos especialistas!
Ah, mas só vale se você fatura mais de R$600 mil por ano e tem mais de 6 funcionários, ok?!
Obrigado por nos acompanhar e até a próxima leitura!