Case Mola Corban: crescimento de 50% em apenas 3 meses

Case Mola Corban: crescimento de 50% em apenas 3 meses

Como a Growth Machine ajudou a Mola Corban a escalar em pouco tempo uma ideia extraordinária de um ramo pouco explorado por meio do planejamento e da execução da aceleração de vendas.
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Imagine o seguinte cenário:

Você, como sócio-fundador de uma startup, percebe que seu produto/serviço já está bastante maduro e sanando dores reais do seu nicho de mercado, mas, ainda assim, continua vendendo pouco e tendo sua solução pouco conhecida.

Se você sente que está passando por isso ou acabou de ter um déjà vu, fique tranquilo! Essa era exatamente a situação da Mola Corban antes de começar a dobrar de tamanho a cada 6 meses com a ajuda da Growth Machine!

Mesmo com um produto bem lapidado e um time de ponta, muitas startups ainda enfrentam um grande obstáculo na hora de escalar. Isso acaba freando o seu crescimento e fazendo com que muitos projetos e investimentos fracassem antes mesmo de terem um tempo de vida razoável.

É por isso que, neste artigo, veremos como um bom planejamento e execução voltados para resultados e a criação de uma metodologia de vendas podem mudar totalmente a curva de crescimento de uma empresa – para cima, é claro.

Boa leitura!

Quem é a Mola Corban?

Criada em 2018, a Mola Corban é uma startup que trabalha com um eficiente e inovador sistema de vendas e gestão elaborado para correspondentes bancários (corbans). 

A plataforma já conta com mais de 3 milhões de propostas pagas, resultando em um valor de mais de R$3 bilhões adquiridos.  Atualmente, eles contam com mais de 70 colaboradores completamente engajados em ajudar os mais de 600 clientes espalhados por todo o Brasil.

O objetivo da Mola Corban é facilitar a vida do correspondente bancário e permitir que ele alcance mais clientes ao concentrar produtos e serviços de diversos bancos em um único sistema. Isso dialoga totalmente com o propósito da empresa, que é tornar o crédito acessível a todas as pessoas do mundo, impulsionando oportunidades para uma vida melhor.

Por já trabalhar no meio, o CEO da Mola Corban Robson Portela, com um mindset empreendedor, percebeu que havia uma grande gap e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade no mercado dos correspondentes bancários. Isso porque, antigamente, a grande maioria deles trabalhava com apenas um banco. Além disso, o trabalho envolvia apenas um produto e a operação era muito menos burocrática, já que o pagamento era realizado somente à vista.

Entretanto, com o crescimento do mercado, o surgimento de mais bancos e, consequentemente, a maior profissionalização da área, o sistema até então utilizado passou a não dar conta de toda a demanda. Foi justamente percebendo essa dor que Portela, como um cliente, decidiu se juntar aos seus sócios Diogo Barros e Yuri Notaro para criar a Mola Corban.

Dentro da plataforma da Mola Corban, que conta com soluções personalizadas e propostas de valor do tamanho da sua empresa, o correspondente bancário pode efetuar a jornada de venda completa – pré-venda, venda, controle e financeiro. Alguns dos recursos disponíveis são:

  • Acompanhamento de propostas;
  • Gestão de leads e campanha;
  • Consulta;
  • Simulação;
  • Digitação automática;
  • Comissionamento integrado automático;
  • Gestão de usuários;
  • Conciliação bancária;
  • E muito mais.


Ao longo de sua breve, mas intensa história, a Mola Corban já conseguiu diversas parcerias com gigantes do mercado, como o Itaú e o BMG. Além disso, é uma empresa investida por sócios da Hix Capital e pelo fundo de corporate venture capital Kinea, um fundo do Itaú-Unibanco. Como se não fosse suficiente, ela ainda é membro do Cubo Itaú, a maior comunidade de startups da América Latina.

Maiores desafios da Mola Corban

É comum pensar que identificar um problema, criar uma solução inovadora em forma de produto ou serviço e identificar o cliente ideal são os passos mais significativos no processo de crescimento de uma startup. Entretanto, na maioria das vezes, acabam deixando de lado uma parte extremamente importante: a escalabilidade.  

Por mais que estivesse atuando em cima de uma dor real do mercado e realmente tivesse um produto de qualidade, a Mola Corban tinha um grande desafio quando se trata de escalar, assim como muitas startups nos seus estágios mais iniciais de desenvolvimento. 

Em um primeiro momento, as vendas eram conduzidas por Portela, que já possuía experiência na área. Entretanto, com o crescimento da Mola Corban e do  próprio produto oferecido, foi decidido que a operação iria evoluir para 3 pilares: vendas, pós-vendas e gestão, fechando, assim, a jornada do corban. Foi aí que eles perceberam que precisavam de um processo de vendas mais estruturado.

Segundo o CRO Silvio Santana, a empresa tinha um grande desafio em encontrar as pessoas certas, o processo certo, a metodologia certa e colaboradores verdadeiramente engajados no desafio.

Além disso, também precisavam atrair leads qualificados, criar fluxos de cadência assertivos e estruturar um processo de treinamento e troca de feedbacks com SDRs e closers.

Por fim, a Mola Corban também possuía dificuldade em fazer com que todos os times andassem em conjunto, ou seja, tivessem a mesma velocidade para entregar ao mercado e aos clientes aquilo que eles estavam propondo. 

Inevitavelmente, ficou claro que a Mola Corban precisava da ajuda da Growth Machine para resolver uma série de problemas em vendas, entre eles: 

  • Planejar uma execução bem feita;
  • Treinar um time de SDRs e closers;
  • Montar uma metodologia certa;
  • Criar um fluxo de cadência assertivo;
  • Focar em uma forma de comunicação e abordagem de vendas correta;

Como foi o momento de decidir pela Growth Machine?

Depois de entenderem que tinham em mãos um produto maduro, Portela e Santana compreenderam que precisavam de ajuda de alguém com experiência em vendas caso quisessem escalar de modo a obter resultados e retornos expressivos, rápidos e duradouros a longo prazo.

De acordo com Portela, é muito mais inteligente, principalmente para startups, encontrar parceiros que agreguem coisas que uma empresa não sabe do que perder tempo e investimento tentando fazer tudo sozinho.

Sem dúvidas, um dos principais motivos que o levou, junto com os outros heads da Mola Corban, a optar pela Growth Machine foi a completude da solução que oferecemos.

De acordo com Santana, o método da Growth Machine é extremamente completo, trabalhando com os clientes desde coisas simples, como o pitch de vendas, até aspectos mais complexos, como a articulação de um funil de demanda e de um fluxo de cadência assertivo.

De acordo com Portela, se eles pudessem definir o papel da Growth Machine para a Mola Corban em apenas 1 palavra, essa palavra seria essencial.

Sob a ótica dos resultados

Com o auxílio da Growth Machine, a Mola Corban foi capaz de reestruturar diversos setores em sua rotina de trabalho, gerando mais eficiência para as pessoas envolvidas, além de encurtar para poucos meses um trabalho que duraria anos caso fizessem sozinhos.  

Como já possuíam um produto forte, não demorou muito para que os frutos começassem a aparecer: em apenas 3 meses, a Mola Corban apresentou um crescimento de 50% nas suas operações!

Ao longo do processo de aceleração com a Growth Machine, a empresa foi capaz de:

  • Criar uma metodologia eficiente;
  • Criar e estruturar um processo de vendas replicável e escalável;
  • Qualificar e validar corretamente os prospects;
  • Entender e falar da maneira adequada com os clientes; 
  • Aumentar o número de leads;
  • Melhorar a comunicação interna e externa; 
  • Admitir e treinar e mais pessoas na equipe;

No vídeo abaixo, você pode conferir o depoimento dos líderes da Mola Corban sobre a importância da Growth Machine no planejamento, na criação e na execução do seu processo de vendas, que os fizeram crescer 50% em apenas 3 meses e mais do que dobrar de tamanho em pouco mais de 1 ano:

E você?! Gostou da história de sucesso da Mola Corban?

Se, assim como eles, você sente que a sua empresa também chegou ao momento de escalar e acelerar as vendas, estamos aqui para te ajudar!

A Growth Machine é a maior consultoria e aceleradora de vendas B2B do Brasil! Já ajudamos mais de 4.000 empresas a agregar mais de R$1,7 bilhão em novas receitas. Incrível, não é?!

Se, assim como a Mola Corban, você deseja chegar ao topo e se tornar o nosso próximo case de sucesso, clique aqui ou no botão abaixo e receba um diagnóstico gratuito de um dos nossos especialistas! Ah, mas só vale se você fatura mais de R$600 mil por ano e tem mais de 6 funcionários, ok?!

Obrigado por nos acompanhar e até a próxima leitura!

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