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Imagine o seguinte cenário:
Você, como CMO de uma empresa, percebe que vende bastante e que está na hora de escalar, mas não possui processos padronizados e definidos e não sabe por onde começar.
Complicado, não é mesmo?!
Por mais que seja uma situação difícil, isso é muito comum no mundo das startups, principalmente quando se trata de vendas B2B.
A boa notícia, entretanto, é que estamos aqui para te ajudar!
Se você sente que está passando por isso ou acabou de ter um déjà-vu, leia o artigo abaixo!
Aqui, vamos te mostrar como, em pouco mais de 1 mês de parceria com a Growth Machine, a Ativy passou de uma empresa que não possuía um processo de vendas bem estruturado para 120 agendamentos, 7 contratos fechados e 2.000 empresas contatadas.
Boa leitura!
Quem é a Ativy?
A história da Ativy começa em 1998, quando Tiago Garbim e Daniel Amato – dois jovens sonhadores inconformados com o presente e apaixonados pelo futuro – decidem pôr em prática um propósito de vida. Empreendedores por vocação, eles queriam mudar o mundo por meio da tecnologia.
É justamente nesse contexto que surge a Ativy, que nasce como uma espécie de “spin-off” da Ascenty, considerada, atualmente, uma das maiores referências em infraestrutura de data centers na América Latina.
Contrariando todos os prognósticos e estatísticas brasileiras referentes às startups nacionais, a Ativy apresentou um crescimento exponencial e constante durante todos os anos que se seguiram desde a sua criação.
Atualmente, a empresa funciona como um ecossistema de tecnologias cuja principal missão é humanizar empresas para empoderar pessoas. Ela possui sob seu “guarda-chuva” dez diferentes negócios do ramo de tecnologia: Ativy Digital, Boty, 4 Money, Daty, Callface, Empresto+, Fieldy, Invent, Openy e Boxfy.
Além disso, a Ativy conta com mais de 400 colaboradores que se dedicam à missão de construir o futuro da sociedade através de soluções integradas em nuvem, impactando positivamente mais de 1 milhão de indivíduos espalhados por mais de 16 países na América Latina e na Europa.
Maiores desafios da Ativy
Por mais que tenha apresentado um crescimento surpreendente desde a sua criação, isso não significa que, como qualquer negócio de sucesso, a Ativy não possuía desafios.
Depois de muitas pesquisas internas e avaliações, eles perceberam que focavam demasiadamente no resultado final – quantidade de leads gerados, contratos fechados, agendamentos e contatos realizados -e acabavam deixando de lado o processo em si, sem o qual nada é capaz de gerar resultados a longo prazo.
É exatamente diante desse cenário que Thiago Garbim (CEO da Ativy), Tibeti Caviglioni (CMO) e Mariana Arena (Gerente de Marketing) perceberam que, por mais que as suas dez empresas tivessem bastante sucesso na parte de vendas e vendessem bastante, elas não tinham uma área comercial bem estrutura e processos de prospecção de clientes sistematizados e padronizados.
Dessa forma, entre diversos outros desafios, a empresa precisava:
- Conhecer melhor o seu cenário interno;
- Encontrar e estudar o seu nicho de mercado;
- Descobrir seu ICP;
- Criar e compreender melhor as personas por trás de cada cliente;
- Entender quais ferramentas aplicar;
- Melhorar o processo de construção de listas;
- Desenvolver os seus colaboradores;
- Integrar o trabalho dos times de vendas e marketing;
- Investir em pós-vendas.
Diante desse cenário, a Ativy percebeu que era inevitável buscar a ajuda de uma consultoria especializada para organizar seus processos comerciais, aumentar o retorno sobre os investimentos e obter resultados mais escaláveis.
Foi exatamente nesse contexto que eles procuraram a Growth Machine.
Como foi o momento de decidir pela Growth Machine?
De acordo com Thiago Garbim, o que mais fez com que a Growth Machine se destacasse entre as outras opções do mercado foi a capacidade de adaptar a “receita do bolo” de acordo com as necessidades e as soluções da Ativy e fornecer uma solução 100% personalizada.
Por mais que isso seja essencial para qualquer negócio, no caso da Ativy a personalização era ainda mais evidente, já que são dez diferentes empresas com necessidades distintas. Dessa maneira, apenas a Growth Machine seria capaz de realizar com excelência projetos uma a uma para potencializar os resultados.
Sob a ótica dos resultados
Com a ajuda e o direcionamento da Growth Machine, a Ativy conseguiu entender e, finalmente, colocar em prática o que faltava para construir uma base sólida para seus processos de prospecção e vendas e torná-los escaláveis.
Com essa parceria, foi possível trabalhar em cima de cada uma das dez empresas do ecossistema em processos completamente personalizados e individuais.
Primeiramente, foi desenvolvido um projeto para a Cloud, uma das ofertas atuantes dentro da Ativy Digital. Logo depois, um planejamento foi traçado para a Callface, uma empresa de PABX virtual.
O estabelecimento dos processos se mostrou fundamental, visto que, já no primeiro mês, as metas foram batidas. Mariana Arena destaca que essa rapidez na entrega de resultados foi essencial para trazer ânimo para continuar e aplicar os procedimentos nas outras empresas do grupo.
Além disso, a Gerente de Marketing destaca que, durante o curto período de adaptação com o modelo implantado pela Growth Machine, a Ativy conseguiu obter mais de 120 agendamentos, 7 contratos fechados e 2.000 empresas contatadas.
Nesse sentido, entre os muitos resultados obtidos, se destacam:
- Melhor gerenciamento das atividades de vendas;
- Trabalho focado na prospecção para trazer leads qualificados;
- Gestão mais eficiente e estratégica;
- Aumento no faturamento;
- Maior facilidade para “quebrar a barreira” do primeiro contato.
Tibeti Caviglioni chama atenção para o fato de que, hoje, as pessoas acham que gerar lead e demanda vem por um processo tradicional do comercial e ainda não acreditam que um trabalho como o da Growth Machine traz resultados.
Dessa maneira, diferentemente do que muitos poderiam pensar e com todos os benefícios obtidos pela Ativy em tão pouco tempo, ficou evidente que a Growth Machine era essencial.
Para conferir mais sobre como se deu o processo de escalada da Ativy, assista ao vídeo abaixo:
E você?! Gostou da história de sucesso da Ativy?
Se, assim como eles, você sente que a sua empresa também chegou ao momento de escalar e acelerar as suas vendas, estamos aqui para te ajudar!
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Obrigado por nos acompanhar e até a próxima leitura!